X

Notícias

29/09/2025

Painel no Rio Construção Summit debate Gêmeos Digitais e sua aplicação na operação de ativos

No último dia do Rio Construção Summit (26.09), um dos painéis abordou o uso de Gêmeos Digitais e como essa tecnologia vem mudando a forma de planejar, construir e operar ativos na Construção Civil. Com mediação de Erik Santos, conselheiro do BIM Fórum Brasil e coordenador do GT BIM do SINICON, o debate trouxe perspectivas práticas sobre a aplicação dessa inovação e seus impactos na eficiência e gestão de projetos.

De acordo com Rogério Suzuki, fundador e conselheiro do BIM Fórum Brasil e diretor da Vistta|s Consultoria, o Gêmeo Digital é o equivalente virtual de um ente físico, que são conectados entre si, recebendo dados do mundo real e enviando intervenções. “A implementação deve ser planejada, partindo da definição de um “propósito” para o Gêmeo e uma matriz de maturidade, podendo ser utilizada para tornar claro o grau de complexidade e funcionalidade da réplica do ativo a ser desenvolvida”, explicou.

Suzuki destacou que a tecnologia, por si só, não é o objetivo final. O real valor está na redução de custos, aumento da eficiência e o atingimento das metas de negócio. “Não existe um ‘melhor ou pior’ Gêmeo Digital. É preciso entender o conceito, avaliar possibilidades e remar na direção do que se quer alcançar”, afirmou, citando exemplos práticos, como o uso alternativo da fotogrametria para desenvolvimento de Gêmeos de ativos existentes.

Na sequência, João Victor Maia, gerente de Engenharia Digital na EY, reforçou a importância de integrar o Gêmeo Digital desde a fase de projeto. De acordo com ele, usar o BIM como base para estruturar e centralizar informações, aliado à metodologia AWP (Advanced Work Packaging), permite alinhar engenharia, compras e construção, eliminando desperdício e retrabalho. “Essa abordagem resulta em handovers mais limpos e dados prontos para a gestão de ativos, tornando o ciclo de investimentos mais previsível e produtivo”, explicou.

O gerente de Engenharia e Construção Digital da Vale, Kleber Moreira, também participou do painel e trouxe a perspectiva de grandes projetos de mineração, ferrovia, porto e usinas. Mostrou que a jornada de digitalização exige integração e sustentabilidade de ponta a ponta, com o CDE promovendo colaboração entre BIM, AWP e Lean. Segundo Moreira, impulsionar a inovação digital é abraçar a experimentação, errando, acertando e simulando, de forma estruturada, com a certeza de que a base de informações assertivas do Gêmeo Digital se tornará um diferencial na gestão de ativos a longo prazo.

Ao final, ficou claro que os Gêmeos Digitais são uma estratégia para alavancar eficiência, reduzir custos e transformar dados em decisões inteligentes.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).