Os Grupos de Trabalho (GT´s) desenvolvem temas estratégicos propostos pelo BFB para a discussão, desenvolvimento de soluções ou disseminação de conhecimento, abordando de forma prática e sistêmica problemas e desafios da Indústria da Construção.
Objetivo: Instalar o chapter buildingSMART Brasil.
Benefícios: Participação nas ações da bSI; divulgação das melhores práticas de interoperabilidade; contribuição para a qualificação BIM de indivíduos e empresas.
Coordenador: Gustavo Carezzato | Conselho Consultivo BFB
Secretário: Natã Melo dos Santos | Exponent Engenharia
Objetivo: Produzir uma série de vídeos breves e explicativos sobre BIM.
Benefícios: Promover o esclarecimento de temas incompreendidos sobre BIM e difundir amplamente.
Coordenador: Eduardo Toledo | USP e Conselho Consultivo BFB
Secretária: Joyce Delatorre | Autodesk
Objetivo: Realizar, recorrentemente, um levantamento nacional sobre a difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro, com especial ênfase em BIM.
Benefícios: Promover o diagnóstico atual e evolutivo da difusão de tecnologias e práticas digitais, capaz de oferecer informações úteis para avaliar prioridades no desenho e execução de ações voltadas ao desenvolvimento do BIM no setor de engenharia e arquitetura nacional. O resultado pode ser comparado com estudos semelhantes existentes na América Latina e subsidiar diagnóstico continental.
Coordenadora: Natália Nakamura | Sondotécnica
Secretário: Evandro Longo | MAPData
Objetivo: Produzir a Coletânea “Guias de Contratação BIM”, composta de três volumes, tratando dos Conceitos Básicos e Requisitos para Contratação BIM (volume 1), das Diretrizes para Contratos BIM (volume 2) e das Diretrizes para Licitações BIM (volume 3).
Benefícios: Caracterizar requisitos de informação, capacidades e competências que devem ser explicitados em editais e contratos voltados a entregas e operação de ativos com BIM; caracterizar plano de execução BIM no contexto da contratação; relacionar a produção da informação associada aos regimes de execução contratual.
Coordenador: Ricardo Ferreira Gois | Sinduscon-DF e Tesoureiro BFB
Secretária: Bianca de Miranda | Senai-DF
Objetivo: Promover, anualmente, o evento BIM Fórum Conference Brasil, envolvendo todas as partes interessadas na aplicação e disseminação do BIM na Indústria da Construção, e também o Prêmio BIM Fórum Brasil, que reconhece as melhores práticas BIM no setor AECO.
Benefícios: Articulação e posicionamento internacional sobre o tema, apoio ao governo e fortalecimento das ações de desdobramento da Estratégia BIM BR por todo mercado de AECO; fomento à maior maturidade do mercado de AECO; premiação BFB (nacional).
Coordenador: Erik Vinícius | Sinicon e Conselho Administrativo BFB
Secretária: Cristiane Magalhães | Firjan e Conselho Administrativo BFB
Objetivo: Desenvolver um esquema conceitual para estabelecer Objetivos Educacionais e Competências BIM com foco no mercado brasileiro.
Benefícios: Estabelecer uma referência que oriente conteúdos mínimos para diferentes formações profissionais em BIM; fomentar a formação de profissionais capacitados em BIM; estabelecer referência para certificação de profissionais BIM; sensibilizar aprendizes para as competências e conhecimentos que precisam desenvolver.
Coordenador: Ricardo Bianca | Autodesk e Conselho Administrativo BFB
Secretário: Tomás Sampaio | Senai CIMATEC
Objetivo: Desenvolver um Guia orientativo de diretrizes de modelagem de objetos BIM que contemple todas as categorias de componentes fabricados e especificidades das plataformas de modelagem (desenvolvedores BIM); identificar mecanismos de aplicação da Lei do Bem para fomento às iniciativas de desenvolvimento de objetos BIM por fabricantes; produzir o texto base para a publicação da NBR de Objetos BIM proposta na CEE-134 da ABNT.
Benefícios: Compreensão do esforço e custo de modelagem BIM por parte dos fabricantes; subsídios em conhecimento para uma campanha de motivação junto à fabricantes para modelagem de seus componentes; facilitar a modelagem BIM por projetistas através do fomento à disponibilização de bibliotecas BIM de qualidade pelos fabricantes; agilizar a publicação de normas da ABNT.
Coordenadores: Humberto Farina | IN Prediais e vice-presidente do BFB
Ricardo Pires | CCB
Secretária: Ligia Pires | MPD
Objetivo: Desenvolver e promover, periodicamente, um evento itinerante em diversas regiões do Brasil.
Benefícios: Levar conhecimento ao público em geral sobre o BIM e sobre o BIM Fórum Brasil, acelerar a adoção do BIM no Brasil; contemplar cidades não beneficiadas com iniciativas de difusão do BIM; ampliar as parcerias com o BFB.
Coordenadora: Michel Figueiredo | DRCPro
Secretário: a confirmar
Objetivo: Desenvolver um Guia de Boas Práticas para Coordenação de Projetos BIM nas atividades de mobilização, produção e entrega da informação segundo a ABNT NBR ISO 19650-2. Guiar o mercado sob o foco de uma linguagem prática e simples sobre gestão da informação e suas interfaces na coordenação de projetos de empreendimentos.
Benefícios: Orientar contratantes e projetistas nas melhores práticas em relação à coordenação de projetos ao utilizarem BIM nas fases de concepção, desenvolvimento e execução dos projetos. Aumentar o entendimento do mercado para a criação, coordenação, aceitabilidade, gestão e uso de informações contidas em modelos BIM para o ciclo de vida de um emprendimento.
Coordenadora: Karina Matias | CIAARQ
Secretário: Eduardo Ribeiro | Eduardo Ribeiro dos Santos Informática e Conselho Administrativo BFB
Objetivo: Fomentar a digitalização e a interoperabilidade no setor ferroviário, por meio da tradução e adaptação de normas ISO aplicadas ao BIM, além da criação de um guia orientativo para aplicação do padrão IFC 4.3 em projetos ferroviários. O grupo também visa ao desenvolvimento de uma matriz de competências voltada à infraestrutura ferroviária e à criação de uma biblioteca de objetos BIM específicos para esse segmento. Outra frente de atuação será a realização de um diagnóstico da maturidade BIM em empresas ferroviárias de referência, escolhidas pela MRS, além da digitalização de uma estação ferroviária existente.
Benefícios: Promoção da padronização e da interoperabilidade de dados no setor ferroviário, impulsionando a adoção do BIM com base em normas internacionais adaptadas à realidade nacional. Fortalecimento da capacitação técnica, com foco em competências específicas para a infraestrutura ferroviária. Estímulo à modernização do setor e preparação das empresas e profissionais para um ambiente mais colaborativo e eficiente.
Coordenador: Cibele Alves da Silva | CPTM
Secretária: a confirmar
Objetivo: Desenvolver um protocolo de Implementação BIM. Um conjunto estruturado de processos, diretrizes e artefatos de apoio para a implementação de BIM em órgãos públicos, visando melhorar a contratação, gestão e fiscalização de obras públicas (Fase 1). O conjunto desses processos e artefatos será utilizado para desenvolvimento de uma aplicação Web voltada ao usuário final (fase 2).
Benefícios: A implementação do BIM proporciona um planejamento preciso, antecipando conflitos e reduzindo imprecisões nos orçamentos e cronogramas. Isso resulta em uma execução mais eficiente de obras e em um melhor controle sobre custos e prazos. Maior Transparência e Controle nas Obras. Alinhamento com Legislações e Normas Vigentes. Capacitação e Inovação Tecnológica. Metodologia de implementação de BIM replicável em prefeituras.
Coordenadores: Robson Carlos Santos | Magnus Engenharia e Letícia Weijh | TPF Engenharia
Secretária: a confirmar
Objetivo: Criar um framework de trabalho que oriente as entidades estaduais na estruturação de ecossistemas BIM, garantindo maior colaboração entre stakeholders locais e nacionais. Implementar ecossistemas BIM em pelo menos cinco estados e estabelecer parcerias com três entidades locais – governo, academia e mercado – em cada um. A implementação será viabilizada através da articulação com entidades nacionais (ABDI, SENAI, SEBRAE e Governo Federal), fomentando apoio financeiro e técnico para ações estaduais.
Benefícios: Compartilhamento estruturado de conhecimentos e recursos entre os estados. Criação de redes de inovação voltadas ao setor da construção civil. Desenvolvimento de ativos BIM estaduais que possam ser replicados nacionalmente. Maior acesso a oportunidades de financiamento e suporte técnico. Fortalecimento da governança estadual para uma adoção mais eficiente do BIM. Redução da fragmentação e duplicação de esforços no setor da construção. Aumento da competitividade das empresas e profissionais do setor ao alinhar práticas estaduais com padrões nacionais e internacionais. Maior engajamento das entidades públicas e privadas na transformação digital da construção civil. Trocas de experiências entre os grupos estaduais.
Coordenador: Carlos Bomfim | Senai CIMATEC
Secretária: Nina Farnese | CAIXA