X

GRUPOS DE TRABALHO

Os Grupos de Trabalho (GT´s) desenvolvem temas estratégicos propostos pelo BFB para a discussão, desenvolvimento de soluções ou disseminação de conhecimento, abordando de forma prática e sistêmica problemas e desafios da Indústria da Construção.

Grupo 1:

Chapter brasileiro da buildingSMART

Concluído

Objetivo: Instalar o chapter buildingSMART Brasil.

 

Benefícios: Participação nas ações da bSI; divulgação das melhores práticas de interoperabilidade; contribuição para a qualificação BIM de indivíduos e empresas.

 

Coordenador: Gustavo Carezzato | Conselho Consultivo BFB

 

Secretário: Natã Melo dos Santos | Exponent Engenharia

buildingSMART

Grupo 2:

BIM Fórum Brasil Explica!

Objetivo: Produzir uma série de vídeos breves e explicativos sobre BIM.

 

Benefícios: Promover o esclarecimento de temas incompreendidos sobre BIM e difundir amplamente.

 

Coordenador: Eduardo Toledo | USP e Conselho Consultivo BFB

 

Secretária: Joyce Delatorre | Autodesk

BIM Fórum Brasil Explica! Edição Especial

BIM Fórum Brasil Explica! Temporada 3

BIM Fórum Brasil Explica! Temporada 2

BIM Fórum Brasil Explica! Temporada 1

Grupo 3:

Caracterização da difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro

Objetivo: Realizar, recorrentemente, um levantamento nacional sobre a difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro, com especial ênfase em BIM.

 

Benefícios: Promover o diagnóstico atual e evolutivo da difusão de tecnologias e práticas digitais, capaz de oferecer informações úteis para avaliar prioridades no desenho e execução de ações voltadas ao desenvolvimento do BIM no setor de engenharia e arquitetura nacional. O resultado pode ser comparado com estudos semelhantes existentes na América Latina e subsidiar diagnóstico continental.

 

Coordenadora: Natália Nakamura | Sondotécnica

 

Secretário: Evandro Longo | MAPData

Pesquisa Nacional de Maturidade Digital Incorporadoras e Construtoras 2025

2ª Edição da Pesquisa sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção

BI Pesquisa sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção

Pesquisas BIM e Cidades Inteligentes nos Municípios Brasileiros 2024

BI Pesquisa Cidades Inteligentes 2024

BI Pesquisa BIM Municípios 2024

1ª Edição da Pesquisa sobre Digitalização no Âmbito da Indústria da Construção

BI Pesquisa Nacional sobre Digitalização nas Engenharias no Âmbito da Indústria da Construção

BI Pesquisa Nacional sobre Digitalização na Arquitetura e Urbanismo

Grupo 4:

Contratação – Diretrizes para incorporação do BIM em contratos e editais

Concluído

Objetivo: Produzir a Coletânea “Guias de Contratação BIM”, composta de três volumes, tratando dos Conceitos Básicos e Requisitos para Contratação BIM (volume 1), das Diretrizes para Contratos BIM (volume 2) e das Diretrizes para Licitações BIM (volume 3).

 

Benefícios: Caracterizar requisitos de informação, capacidades e competências que devem ser explicitados em editais e contratos voltados a entregas e operação de ativos com BIM; caracterizar plano de execução BIM no contexto da contratação; relacionar a produção da informação associada aos regimes de execução contratual.

 

Coordenador: Ricardo Ferreira Gois | Sinduscon-DF e Tesoureiro BFB

 

Secretária: Bianca de Miranda | Senai-DF

Coletânea Guias de Contratação BIM

Grupo 5:

Eventos BFB

Objetivo: Promover, anualmente, o evento BIM Fórum Conference Brasil, envolvendo todas as partes interessadas na aplicação e disseminação do BIM na Indústria da Construção, e também o Prêmio BIM Fórum Brasil, que reconhece as melhores práticas BIM no setor AECO.

 

Benefícios: Articulação e posicionamento internacional sobre o tema, apoio ao governo e fortalecimento das ações de desdobramento da Estratégia BIM BR por todo mercado de AECO; fomento à maior maturidade do mercado de AECO; premiação BFB (nacional).

 

Coordenador: Erik Vinícius | Sinicon e Conselho Administrativo BFB

 

Secretária: Cristiane Magalhães | Firjan e Conselho Administrativo BFB

BIM Fórum Conference Brasil

Prêmio BIM Fórum Brasil

Grupo 6:

Estrutura de Objetivos Educacionais e Competências BIM

Objetivo: Desenvolver um esquema conceitual para estabelecer Objetivos Educacionais e Competências BIM com foco no mercado brasileiro.

 

Benefícios: Estabelecer uma referência que oriente conteúdos mínimos para diferentes formações profissionais em BIM; fomentar a formação de profissionais capacitados em BIM; estabelecer referência para certificação de profissionais BIM; sensibilizar aprendizes para as competências e conhecimentos que precisam desenvolver.

 

Coordenador: Ricardo Bianca | Autodesk e Conselho Administrativo BFB

 

Secretário: Tomás Sampaio | Senai CIMATEC

Grupo 7:

Objetos BIM para fabricantes da Construção Civil

Concluído

Objetivo: Desenvolver um Guia orientativo de diretrizes de modelagem de objetos BIM que contemple todas as categorias de componentes fabricados e especificidades das plataformas de modelagem (desenvolvedores BIM); identificar mecanismos de aplicação da Lei do Bem para fomento às iniciativas de desenvolvimento de objetos BIM por fabricantes; produzir o texto base para a publicação da NBR de Objetos BIM proposta na CEE-134 da ABNT.

 

Benefícios: Compreensão do esforço e custo de modelagem BIM por parte dos fabricantes; subsídios em conhecimento para uma campanha de motivação junto à fabricantes para modelagem de seus componentes; facilitar a modelagem BIM por projetistas através do fomento à disponibilização de bibliotecas BIM de qualidade pelos fabricantes; agilizar a publicação de normas da ABNT.

 

Coordenadores: Humberto Farina | IN Prediais e vice-presidente do BFB

Ricardo Pires | CCB

 

Secretária: Ligia Pires | MPD

Guia de Objetos BIM para a Indústria de Materiais de Construção

Grupo 8:

BIM Fórum Roadshow Brasil

Objetivo: Desenvolver e promover, periodicamente, um evento itinerante em diversas regiões do Brasil.

 

Benefícios: Levar conhecimento ao público em geral sobre o BIM e sobre o BIM Fórum Brasil, acelerar a adoção do BIM no Brasil; contemplar cidades não beneficiadas com iniciativas de difusão do BIM; ampliar as parcerias com o BFB.

 

Coordenadora: Michel Figueiredo | DRCPro

 

Secretário: a confirmar

 

BIM Fórum Roadshow Brasil

Grupo 9:

Coordenação de Projetos BIM

Objetivo: Desenvolver um Guia de Boas Práticas para Coordenação de Projetos BIM nas atividades de mobilização, produção e entrega da informação segundo a ABNT NBR ISO 19650-2. Guiar o mercado sob o foco de uma linguagem prática e simples sobre gestão da informação e suas interfaces na coordenação de projetos de empreendimentos.

 

Benefícios: Orientar contratantes e projetistas nas melhores práticas em relação à coordenação de projetos ao utilizarem BIM nas fases de concepção, desenvolvimento e execução dos projetos. Aumentar o entendimento do mercado para a criação, coordenação, aceitabilidade, gestão e uso de informações contidas em modelos BIM para o ciclo de vida de um emprendimento.

 

Coordenadora: Karina Matias | CIAARQ

 

Secretário: Eduardo Ribeiro | Eduardo Ribeiro dos Santos Informática e Conselho Administrativo BFB

Grupo 10:

Digitalização e Interoperabilidade de Ativos e Projetos Ferroviários

Objetivo: Fomentar a digitalização e a interoperabilidade no setor ferroviário, por meio da tradução e adaptação de normas ISO aplicadas ao BIM, além da criação de um guia orientativo para aplicação do padrão IFC 4.3 em projetos ferroviários. O grupo também visa ao desenvolvimento de uma matriz de competências voltada à infraestrutura ferroviária e à criação de uma biblioteca de objetos BIM específicos para esse segmento. Outra frente de atuação será a realização de um diagnóstico da maturidade BIM em empresas ferroviárias de referência, escolhidas pela MRS, além da digitalização de uma estação ferroviária existente.

 

Benefícios: Promoção da padronização e da interoperabilidade de dados no setor ferroviário, impulsionando a adoção do BIM com base em normas internacionais adaptadas à realidade nacional. Fortalecimento da capacitação técnica, com foco em competências específicas para a infraestrutura ferroviária. Estímulo à modernização do setor e preparação das empresas e profissionais para um ambiente mais colaborativo e eficiente.

 

Coordenador: Cibele Alves da Silva | CPTM

 

Secretária: a confirmar

Grupo 11:

Frameworks de Implementação BIM

Objetivo: Desenvolver um protocolo de Implementação BIM. Um conjunto estruturado de processos, diretrizes e artefatos de apoio para a implementação de BIM em órgãos públicos, visando melhorar a contratação, gestão e fiscalização de obras públicas (Fase 1). O conjunto desses processos e artefatos será utilizado para desenvolvimento de uma aplicação Web voltada ao usuário final (fase 2).

 

Benefícios: A implementação do BIM proporciona um planejamento preciso, antecipando conflitos e reduzindo imprecisões nos orçamentos e cronogramas. Isso resulta em uma execução mais eficiente de obras e em um melhor controle sobre custos e prazos. Maior Transparência e Controle nas Obras. Alinhamento com Legislações e Normas Vigentes. Capacitação e Inovação Tecnológica. Metodologia de implementação de BIM replicável em prefeituras.

 

Coordenadores: Robson Carlos Santos | Magnus Engenharia e Letícia Weijh | TPF Engenharia

Secretária: a confirmar

Grupo de Trabalho 12:

Alianças Estratégicas BIM

Objetivo: Criar um framework de trabalho que oriente as entidades estaduais na estruturação de ecossistemas BIM, garantindo maior colaboração entre stakeholders locais e nacionais. Implementar ecossistemas BIM em pelo menos cinco estados e estabelecer parcerias com três entidades locais – governo, academia e mercado – em cada um. A implementação será viabilizada através da articulação com entidades nacionais (ABDI, SENAI, SEBRAE e Governo Federal), fomentando apoio financeiro e técnico para ações estaduais.

 

Benefícios: Compartilhamento estruturado de conhecimentos e recursos entre os estados. Criação de redes de inovação voltadas ao setor da construção civil. Desenvolvimento de ativos BIM estaduais que possam ser replicados nacionalmente. Maior acesso a oportunidades de financiamento e suporte técnico. Fortalecimento da governança estadual para uma adoção mais eficiente do BIM. Redução da fragmentação e duplicação de esforços no setor da construção. Aumento da competitividade das empresas e profissionais do setor ao alinhar práticas estaduais com padrões nacionais e internacionais. Maior engajamento das entidades públicas e privadas na transformação digital da construção civil. Trocas de experiências entre os grupos estaduais.

 

Coordenador: Carlos Bomfim | Senai CIMATEC

 

Secretária: Nina Farnese | CAIXA