X

Notícias

28/06/2024

Avanços na Estratégia BIM BR: estruturação e desafios

A Nova Estratégia BIM BR, que visa modernizar e tornar mais eficiente a administração pública por meio da implementação de processos BIM, avança em direção a metas ambiciosas para o horizonte de 2025 a 2027. A partir de chamamento público do MDIC, com apoio do PNUD, foi selecionado o consultor e conselheiro do BIM Fórum Brasil, Sergio Scheer, para a produção de uma proposta de plano de trabalho para essa nova fase da Estratégia BIM BR, com foco em três eixos principais: estruturação do poder público para o uso do BIM, capacitação e formação profissional e pesquisa, desenvolvimento e inovação, destacando-se o apoio aos desenvolvedores de software brasileiros.

Durante uma recente reunião, foram discutidos os objetivos estratégicos e os desafios enfrentados pelo processo. Scheer destacou a importância das boas práticas e da contribuição dos ministérios e órgãos envolvidos, mencionando que o planejamento estratégico está sendo traçado com a colaboração ativa de todas as partes interessadas. “Estamos promovendo oficinas relacionadas aos eixos de estruturação da Estratégia, para amealhar as contribuições dos diferentes atores envolvidos na BIM BR”, afirmou o consultor, explicando que estas oficinas são colaborativas e contam com a participação de diversos órgãos e instituições, incluindo o BIM Fórum Brasil, CBIC, DNIT, Infraero, FNDE, Confea, Abramat, CAU, entre outras.

De acordo com ele, a próxima oficina terá como foco a análise do cenário para traçar indicadores, metas e prioridades que permitam alcançar os objetivos estabelecidos pela Estratégia BIM BR. A culminância destas oficinas está prevista para agosto, quando será apresentado o plano de trabalho da Estratégia, que inclui quatro etapas, começando pela avaliação do status quo da utilização do BIM no Brasil e no mundo, com ênfase na maturidade da tecnologia. “É extremamente desafiador, mas temos encontrado uma rede de apoio importante para enfrentar esse objetivo”, conclui Scheer.

Além disso, a Estratégia BIM BR está alinhada com as metas do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da política industrial brasileira, como o programa Nova Indústria Brasil. Essa abordagem também pretende ser uma ferramenta importante para a modernização dos municípios, promovendo a eficiência na administração pública, alinhada com as demandas da nova Lei de Licitações em vigor, com determinação de uso preferencial para serviços e obras de engenharia no âmbito do poder público.

Para o presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, a nova Estratégia BIM BR é muito importante para o Brasil, pois reforça o compromisso de adoção do BIM como política pública, assim como abre a possibilidade de o governo impulsionar o BIM através de um conjunto de ações, medidas e projetos que, de forma estruturada, vão gerar resultados esperados para que o BIM aconteça no Brasil.  

Em termos de capacitação profissional, a Estratégia prevê uma colaboração com o Ministério da Educação (MEC) para atualizar os currículos acadêmicos e expandir as células BIM nas universidades. Esse esforço também visa levar a capacitação ao ensino técnico e profissionalizante. Para apoiar a pesquisa e inovação, a Estratégia busca uma aproximação com instituições como FINEP e BNDES, com o objetivo de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e aperfeiçoamento dos produtos BIM no Brasil.

O envolvimento dos grupos de trabalho trará contribuições importantes para a elaboração de relatórios sobre o uso do BIM no setor público e no mercado. Esses relatórios poderão auxiliar na formulação de uma coleção de diretrizes para a implementação e disseminação dos benefícios da tecnologia, tanto no Brasil quanto em outros países.

A Estratégia BIM BR continua a ser uma iniciativa de transformação do setor da construção civil no país. Com o comprometimento dos ministérios e órgãos envolvidos, e com a parceria de organizações da sociedade civil convidadas, além da estrutura de gestão e  planejamento estratégico implantados pelo Decreto que estabeleceu a nova Estratégia BIM BR, a expectativa é que a tecnologia BIM se torne uma norma na administração pública brasileira, beneficiando o desenvolvimento urbano e a gestão de projetos públicos e privados em todo o território nacional.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).