X

Notícias

05/07/2027

BFB e CBIC dialogam com o MDIC sobre a reconstrução do RS e o desenvolvimento do setor

Na última quarta-feira (03), os presidentes do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, reuniram-se com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, para discutir pautas prioritárias, como a reconstrução do Rio Grande do Sul, a regulação da Reforma Tributária e a nova estratégia BIM BR.

Para reforçar os esforços em mobilidade, logística, drenagem e proteção contra enchentes, e atender à alta demanda no estado do RS, Correia expôs a Alckmin a necessidade de melhorar as condições de crédito para as empresas gaúchas, incluindo as linhas já oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é permitir que empreendedores de diversas regiões do estado – não apenas das áreas diretamente afetadas – tenham acesso a capital de giro para manter ou reconstruir seus negócios.

“Tratamos também da regulação das condições de contratação de obras públicas para os municípios impactados, cujos custos de insumos estão fora dos parâmetros nacionais, no momento”, explicou o presidente, que esteve acompanhado de dois vice-presidentes da CBIC: Marcos Mauro Pena, diretor de Obras Públicas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Sinduscon PR Noroeste); e Rafael Sacchi, presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot-RS).

Na pauta, também foi abordada a importância da Estratégia BIM BR. Koerich e a diretora executiva do BFB, Raquel Ribeiro, destacaram a importância desta iniciativa para impulsionar o setor e fazer a construção brasileira avançar para um cenário de maior eficiência, inovação e excelência. A digitalização dos projetos das obras públicas foi citada como um dos pontos fundamentais para que o país tenha mais previsibilidade, mais controle e menos custo para o Estado.

A Estratégia BIM BR, que abrange a Modelagem da Informação da Construção (BIM), visa a criar, utilizar e atualizar modelos digitais de construções, de forma colaborativa, atendendo a todos os participantes do empreendimento ao longo do ciclo de vida do projeto. “O marco temporal estabelecido para a adoção gradual do BIM pela Administração Pública prevê fases específicas, com a última etapa em 2028, integrando o uso do BIM em todas as etapas, desde projetos até operações”, explicou Koerich.

Também foram abordados outros temas sensíveis para a construção civil e o mercado imobiliário, como a regulação da Reforma Tributária, cuja reta final de discussão está sendo acompanhada pela CBIC. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024 deve ser levado ao plenário da Câmara dos Deputados, no dia 11 de julho, e o setor da Construção vem dialogando com os parlamentares, defendendo a neutralidade da reforma, evitando aumento da carga de tributos.

O financiamento da habitação foi outro ponto de debate, com atenção ao avanço no financiamento de imóveis usados, via FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], em detrimento de imóveis novos, o que pode desacelerar a produção e impactar a geração de novos postos de trabalho. “Solicitamos apoio do MDIC – assim como já fizemos com a Casa Civil, Ministério das Cidades, entre outras pastas – no diálogo com o Governo, pedindo que se ‘feche as torneiras’ desse mecanismo em prol do combate ao déficit habitacional e do desenvolvimento do país”, disse Correia.

O ministro Alckmin se comprometeu em analisar todas as informações e verificar quais os encaminhamentos possíveis para cada uma das pautas debatidas na reunião.

Com informações do CBIC Hoje

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).