X

Notícias

04/12/2024

BIM Fórum Roadshow Manaus destaca avanços e desafios na adoção do BIM no Brasil

A cidade de Manaus recebeu, na última terça-feira (03), a oitava edição do BIM Fórum Roadshow Brasil, promovido pelo BIM Fórum Brasil, reunindo especialistas, profissionais e gestores para discutir os avanços, desafios e oportunidades da adoção do BIM no setor AECO. O foco dos painéis foi como o BIM está transformando a elaboração e execução de projetos e fomentando a inovação em diferentes contextos.

No primeiro painel, Pollyanna Olímpio Oliveira, da Comissão Regional de Obras da 12ª RM do Exército, compartilhou a experiência do Projeto 3º PEF São Joaquim, abordando os desafios de um método construtivo aerotransportável, como a logística de transporte de materiais para São Gabriel da Cachoeira e a gestão do tempo de execução em um ambiente com infraestrutura limitada. Pollyanna enfatizou como o BIM foi essencial para a compatibilização de projetos, planejamento logístico eficiente e soluções adaptadas às particularidades regionais.

Em seguida, Evelyse Magalhães, arquiteta urbanista da União Noroeste Brasileira da IASD (UNoB), apresentou o processo de implantação do BIM em um contexto desafiador, onde não havia um departamento de arquitetura consolidado, até 2022. A criação de padrões, templates e a unificação de linguagem projetual entre equipes internas e fornecedores foram ações fundamentais para o sucesso do projeto.

O segundo painel destacou o uso do BIM na administração pública. A engenheira Karla Carriço, da SEDURB, abordou iniciativas para adoção da metodologia, os benefícios em obras públicas e os desafios, como resistência cultural, falta de capacitação e custo inicial elevado. Ela falou sobre o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior como um exemplo prático dos avanços no uso do BIM.

Ian Reis Pezos, da Tecpro Construções, complementou ao abordar a contratação e gerenciamento de projetos em BIM, explorando contratos e requisitos técnicos. Por sua vez, Jean Silva, da Engeco, relatou cases de sucesso na prática BIM e destacou o impacto de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, gêmeos digitais e realidade aumentada, no futuro da construção.

No último painel, o arquiteto Iago Machado, da Sotto Mayor Arquitetura, compartilhou experiências sobre os desafios de qualificação de profissionais e a implementação do BIM em projetos reais. Ulli Toledo, do CAU/AM, discutiu a relevância do ensino do BIM para o setor, destacando a necessidade de formar professores e integrar disciplinas no currículo acadêmico. Cristiano Almeida, da Em Planta BIM, apresentou resultados de mercado, mostrando o crescimento da adoção do BIM no Brasil, de 9,2% em 2018 para 20,6% em 2024, e defendeu parcerias entre academia e indústria para superar barreiras de capacitação.

Encerrando o evento, Jeferson Spiering Böes, conselheiro do BIM Fórum Brasil, discutiu a Estratégia BIM BR e as barreiras enfrentadas para a adoção do BIM nas instituições de ensino superior, como a falta de capacitação do corpo docente e a ausência de incentivos institucionais. Ele apresentou um roadmap de implantação, reforçando o papel do BIM Fórum Brasil como catalisador no avanço da maturidade BIM no país.

O Roadshow reforçou a relevância da metodologia BIM como um pilar para a modernização do setor AECO, destacando a importância da cooperação entre academia, empresas e governo para impulsionar sua adoção em todas as etapas do ciclo de vida das edificações.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).