X

Notícias

21/05/2025

Com trilhas técnicas e experiências práticas, começa o BIM Fórum Conference 2025

O primeiro dia do BIM Fórum Conference começou com muita energia e casa cheia. Apresentando um formato mais dinâmico das palestras, o evento reuniu representantes de todas as esferas de governo, entidades setoriais, profissionais das engenharias e arquitetura, além de especialistas nacionais e internacionais, para debates sobre inovação, produtividade e transformação digital na indústria da construção brasileira.

Na cerimônia de abertura, o presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, destacou a força do evento como espaço de conexões e atualizações. “O BIM é, mais do que nunca, uma realidade, uma ferramenta fundamental para construirmos com mais qualidade e industrializamos o setor. A boa notícia é que já temos especialistas, tecnologias e empresas engajadas. O desafio é coletivo: precisamos de todos vocês para levar o BIM em escala nacional”, afirmou.

O compromisso com a transformação digital também foi reiterado por representantes de diversas instituições. Carlos Henrique de Andrade, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil da Bahia, ressaltou o papel da capacitação e da inovação para uma indústria mais sustentável. Representando o CAU-BR, Welton Alvino, conselheiro federal pelo Amapá, e Leonardo Santana, gerente substituto da Unidade de Transformação Digital da ABDI, reforçaram o papel do BIM como salto tecnológico. Laura Marcellini, diretora técnica Abramat, chamou atenção para a importância da digitalização da indústria de materiais, enquanto Fábio de Paula Augusto, gerente da unidade territorial e setorial do Sebrae-SP, destacou as parcerias com o MDIC para promover a adoção de ferramentas digitais.

Cristiano Medeiros, diretor executivo de serviços de Governo da Caixa, apresentou números do uso de BIM no programa Minha Casa Minha Vida e em projetos públicos; já Russel Ludwig, presidente do Sinaenco, e Renato Correia, presidente da CBIC, enfatizaram a valorização de profissionais especializados e o impacto da tecnologia na produtividade. Também participaram Joel Krüger, presidente da Mútua; Regina Lemos, secretária adjunta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, que destacou: “Não podemos pensar em uma indústria analógica. A construção civil é estratégica para o país e o BIM é o elemento central da digitalização.”

Estratégia BIM BR em pauta

Na sequência, o painel sobre a Estratégia BIM BR abriu o debate sobre os primeiros avanços desde a atualização da política nacional, há seis meses. Participaram da conversa Leonardo Santana (ABDI), Luíza Deusdará (Secretaria Nacional de Aviação Civil), Regina Lemos (MGI), Regina Ruschel (Unicamp), Rodrigo Koerich (BIM Fórum Brasil) e Uallace Moreira Lima (MDIC), que deixaram claro o comprometimento com a implantação do BIM em todas as esferas e destacaram ações que já estão em andamento, com uma expectativa positiva de que novas medidas ganhem força nos próximos meses.

Conteúdo técnico em várias trilhas e auditórios

A programação técnica do evento, organizada em painéis e nas trilhas Descoberta, Progresso e Futuro, começou com a palestra do professor da PennState University (EUA), John Messner, que abordou o poder transformador do BIM Execution Plan (BEP). Ele destacou que o gerenciamento de informações estruturadas é essencial para o sucesso dos projetos e das organizações, e trouxe reflexões sobre os principais desafios: qual é a proposta de valor do BIM para o projeto, quais atividades serão mais beneficiadas com sua adoção e como implementar o BIM de forma eficaz. Messner também explicou o BEP, fundamental para orientar esse processo.

Depois, ao longo do dia, representantes de empresas associadas, entidades parceiras e do setor falaram sobre temas como ISO 19650, BIM no canteiro, engenharia digital em infraestrutura, gêmeos digitais, eficiência energética, estruturação de projetos e muito mais.

Também aconteceram palestras no auditório buildingSMART, onde público acompanhou apresentações sobre as ações da entidade e as perspectivas globais para o openBIM. Paralelamente, o openBIM Game, conduzido pelo Construtivo, proporcionou uma experiência lúdica e prática sobre colaboração e interoperabilidade em projetos digitais.

O que vem por aí

O segundo dia do Conference promete manter o alto nível técnico, com novas palestras e painéis sobre industrialização, cases de aplicação de BIM, Inteligência Artificial, licenciamento digital e mais. 

O BIM Fórum Conference é uma realização do BIM Fórum Brasil, com patrocínio do Sebrae, patrocínio Premium da Autodesk, EGTC Infra, AltoQi , Graphisoft Brasil, Virtual Plant, Autodoc Tecnologia, Trimble Inc. e CAIXA, patrocínio Master da Coordly, Hexagon, Verum Partners, Bentley Systems, CAD Technology, TOTVS, Vistta|S Consultoria, Lenovo, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Mútua, Construtivo e patrocínio Start da FF Solutions.

 

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).