X

Notícias

15/04/2025

Conselheiro do BFB destaca inovação colaborativa no ENIC 2025

A transformação digital do setor da construção passa, cada vez mais, pelo desenvolvimento de tecnologias digitais de forma colaborativa e aberta. Essa foi a tônica da participação de Erik Santos, conselheiro do BIM Fórum Brasil, durante painel realizado, no último dia 10, no Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), em São Paulo.

No evento, Erik, que também é gerente de engenharia sênior da Andrade Gutierrez, levou a experiência prática da construtora na implantação de soluções tecnológicas personalizadas para cada obra. “Não existe receita de bolo. A implantação de tecnologia depende da cultura de cada empresa. É preciso ver qual é a trilha de cada um”, afirmou ele, acrescentando que a AG tem optado por desenvolver soluções específicas com o apoio de startups, respondendo às necessidades que surgem em cada novo projeto.

Erik também destacou a importância de identificar pessoas dentro das empresas que estejam abertas à inovação, em diferentes níveis hierárquicos. “Há os que se interessam pela inovação e sabem mandar com ela, e há os que se interessam em fazer e trabalhar com ela”, explicou, reforçando a ideia de que a mudança cultural é parte essencial do processo de transformação digital.

O painel discutiu ainda como o uso do BIM vem sendo vantajoso para empresas que adotam projetos digitais com acompanhamento detalhado de custos, plantas, obras e terrenos, por meio de recursos como imagens em 3D e outras visualizações.

A fala do conselheiro do BFB foi reforçada por outros convidados do painel, como Felipe Lima, CEO e fundador da Inbuilt, que compartilhou experiências de integração de tecnologias em projetos arquitetônicos e marketing para construtoras, ressaltando como essa mudança cultural contribui para superar resistências internas. “A dor da arquitetura é diferente da do marketing, que é diferente da necessidade da fachada. Sempre há o retrabalho. Qual a solução mais maravilhosa? A gente vai fazendo o possível. É resiliência, perseverança e seguir a vida”, disse.

Segundo os painelistas, a implantação aberta de inovações digitais não pode ser feita com pressa por resultados financeiros imediatos. O melhor modelo para cada empresa, reforçaram, se constrói ao longo do caminho, e a troca entre grandes e pequenas empresas tem potencial para nivelar o mercado e estabelecer novos padrões.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ENIC conta com apoio do Sistema Indústria, correalização do SESI e SENAI e patrocínio de diversas instituições e empresas, incluindo Caixa Econômica Federal, Saint-Gobain, Sebrae, Mútua, entre outras. A presença ativa de líderes como Erik Santos reforça o protagonismo de iniciativas colaborativas para acelerar a digitalização do setor da construção no Brasil.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).