X

Notícias

26/08/2025

Entidades se reúnem no Rio para dar partida à Aliança BIM

Nesta terça-feira (26), no Rio de Janeiro, o BIM Fórum Brasil (BFB) reuniu entidades, gestores públicos e profissionais do setor para dialogar sobre a digitalização da construção no âmbito do convênio entre a Firjan SENAI e o Sebrae e para dar início à formação da Aliança BIM para o Estado do Rio de Janeiro, movimento promovido pelo BFB que busca alinhar e coordenar esforços para ampliar a adoção da metodologia em todo o país. O encontro aconteceu no auditório da Firjan e antecedeu a edição carioca do Roadshow, que será realizada nesta quarta, no mesmo local.

Para dar início aos trabalhos, o vice-presidente da Firjan, Marcelo Kaiuca, destacou que a criação da Aliança BIM é “um passo ousado e necessário”, defendendo uma agenda construída a muitas mãos para acelerar a digitalização do setor, para se alcançar mais previsibilidade, sustentabilidade e inovação nas obras. Julia Nicolau, coordenadora da Divisão de Análise e Suporte à Competitividade Empresarial da Firjan, reforçou que encontros como este apoiam a construção de projetos que impulsionem o BIM, sobretudo junto às pequenas e médias empresas. Para Carina Ferraz, coordenadora da Indústria no Sebrae Rio, o momento é de ampliar parcerias e levar essa pauta para todo o estado: “Nossa capilaridade no interior permite unir forças e criar soluções de gestão e produtividade para os pequenos negócios”.

Representando a Firjan SENAI, Joselaine Rampini (gerente operacional) e Cristiane Magalhães (especialista em construção digital e infraestrutura) apresentaram as ações do convênio Firjan SENAI–Sebrae em prol da disseminação do BIM, destacando o papel do Centro de Referência da Construção Civil para capacitação do setor, com pilares estratégicos em digitalização, industrialização e sustentabilidade. Cristiane também detalhou iniciativas como a Jornada BIM, o programa #RioConstrucaoBIM, o BIM 360 e o projeto EAD, que aplica o conhecimento de construção digital na formação de arquitetos e engenheiros.

Na sequência, o diretor de Operações da buildingSMART Brasil, Hugo França, que representou o presidente do BFB na ocasião, apresentou a proposta da Aliança BIM, destacando que a iniciativa vai unir entidades e instituições para potencializar resultados, trocar experiências e evitar que ações fiquem isoladas. A ideia se conecta ao GT12 – Ecossistemas Regionais BIM, grupo criado pelo BFB para apoiar a organização de redes locais e fortalecer o movimento em todo o país. “O papel do BFB é atuar como elo entre os diferentes agentes, ajudando a alinhar estratégias, consolidar projetos e garantir que as iniciativas tenham continuidade”, disse o diretor.

Durante a rodada de apresentações, Dudu Ribeiro (CAU/RJ) falou sobre as ações de capacitação e sensibilização em parceria com o BFB, reforçando que o Rio ainda precisa se aprofundar no conhecimento sobre BIM. Rachel, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, relatou a implantação da Agenda BIM na prefeitura, que envolve 13 órgãos e prevê decreto, resolução, plano de ação e parcerias para difundir a cultura BIM. Miguel Fernandez, presidente do CREA-RJ, destacou a necessidade de convergência de esforços e apresentou benefícios da Mútua para aquisição de softwares e equipamentos.

Também participaram, Leonardo Bastos, da Prefeitura de Três Rios, que compartilhou a experiência com a Licença 4.0 e a parceria com a Firjan para agilizar processos. Rodrigo Prada (Sinaenco) lembrou a importância de eventos para fomentar o conhecimento sobre BIM, enquanto Andréa Duque Estrada, da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo, falou sobre a informatização da prefeitura e a parceria com a Firjan para avançar na indústria 4.0. Daiane Dias (Women in BIM) apresentou a rede de apoio e mentorias sobre BIM e, fechando as participações, Rafael Otranto, capitão do Exército e professor no Instituto Militar de Engenharia (IME), destacou o programa de capacitação BIM que venceu o Prêmio BFB de 2024 e que é finalista no openBIM Awards 2025.

Ao final, Hugo falou sobre os próximos passos: será criado um plano de ação com projetos voltados para o Estado do Rio de Janeiro, que, após consolidado, dará início à assinatura da Aliança BIM no Estado.

Para encerrar, os participantes conheceram o Centro de Referência da Construção Civil da Firjan SENAI SESI, um espaço focado em tecnologias 4.0 e industrialização, formado por laboratórios e áreas que simulam toda a cadeia de produção. O objetivo é formar profissionais qualificados e apoiar as empresas na adoção de novas tecnologias.

_______________________

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).