X

Notícias

25/11/2024

Evento marca o encerramento do primeiro ciclo do programa Construa Brasil

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) promoveu, nesta segunda (25), em Brasília, o evento de encerramento do primeiro ciclo do projeto Construa Brasil, realizado em parceria com a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). O encontro reuniu os líderes das metas para apresentar os resultados alcançados e debater os próximos passos rumo à desburocratização, digitalização e industrialização do setor da construção civil no Brasil.

O presidente do BIM Fórum Brasil e coordenador técnico do Construa Brasil pela Recepeti, Rodrigo Koerich, enfatizou a importância estratégica do projeto, em criar condições para investimentos em BIM e promover uma transformação digital abrangente, envolvendo iniciativas que vão desde a modernização de códigos de obras até a industrialização do setor.

Entre as entregas, destacam-se 25 mil participantes em cursos de capacitação em BIM, ações voltadas à digitalização de processos e à desburocratização de fluxos municipais, além da criação de células BIM em universidades públicas, equipadas com tecnologias avançadas, como drones, realidade aumentada e impressão 3D, para integrar teoria e prática acadêmica.

A continuidade do Construa Brasil foi reforçada como prioridade estratégica, alinhada à Nova Indústria Brasil e à Nova Estratégia BIM BR. Representantes de outras entidades vinculadas ao programa, como Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, e Renato Correia, presidente da CBIC, também participaram, reiterando a importância da sinergia entre governo, academia e iniciativa privada para impulsionar a inovação no setor.

O evento consolidou o Construa Brasil como um ativo relevante do Governo Federal. “O Construa Brasil é um projeto do País, reconhecido pelo valor que gerou e que precisa ser continuado. Ainda há desafios em todas as temáticas, mas vamos trabalhar juntos e superar essas barreiras”, concluiu Koerich.

Para conferir a íntegra do evento, acesse aqui.

///

Metas e Produtos Desenvolvidos

Confira as metas e produtos resultados do primeiro ciclo do programa:

#Desburocratização

Meta: Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE)

Produtos:

Meta: Melhoria do Processo de Concessão de Alvará para Construção

Produtos:

#Digitalização

Meta: Difundir o BIM e seus Benefícios

Produtos:

Meta: Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM

Meta: Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para Adoção do BIM

Produtos:

Meta: Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM

Produtos:

#Industrialização

Meta: Identificar e Adequar o Regulamento Técnico para Incentivo à Coordenação Modular

Produtos:

Meta: Incentivo à Construção Industrializada

Produtos:

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).