X

Notícias

09/07/2025

Inovação na prática: premiados compartilham experiências no uso do BIM

Na última terça-feira, dia 8, aconteceu o primeiro webinar da série com os vencedores do Prêmio BIM Fórum Brasil 2024, reunindo os cases das categorias Projetista e Academia. O encontro foi mediado por Humberto Farina, vice-presidente e conselheiro do BIM Fórum Brasil, e trouxe ao centro do debate dois projetos que mostram como a aplicação do BIM tem evoluído no país.

Vencedora da categoria Projetista, a Rewald Engenharia compartilhou os bastidores de um processo de automação que está transformando a forma de trabalhar com estruturas. Fabiana Rewald, sócia-diretora da empresa, e Enrique Santana, BIM Manager, contaram como a trajetória começou, há mais de uma década, com os primeiros estudos em BIM, por volta de 2010. Desde então, a empresa não parou de avançar: criou comitês, implantou fluxos de trabalho e, recentemente, desenvolveu ferramentas personalizadas que já resultaram em cerca de 50 automações só no primeiro semestre deste ano.

O projeto vencedor da Rewald, que propôs um fluxo de marcação automatizada de furações em elementos estruturais de concreto, mostrou na prática os ganhos de produtividade, integração e precisão ao aplicar openBIM. Com a criação de uma família paramétrica no Revit, a equipe conseguiu implementar a automação de furações circulares e retangulares em modelos reais de obras residenciais em São Paulo. “Todos os nossos projetos em BIM hoje funcionam com esse fluxo dentro do modelo”, destacou Fabiana, já adiantando que novos investimentos estão por vir para potencializar ainda mais o uso da tecnologia.

Na categoria Academia, o Instituto Militar de Engenharia (IME) apresentou sua trajetória no ensino de BIM da Construção. Os representantes do projeto vencedor, Tenente-Coronel Giuseppe Miceli Junior e Capitão Rafael Barbosa Otranto, explicaram como o BIM foi inserido nas graduações e pós-graduações da instituição, principalmente por meio do Projeto Integrador.

Desde 2019, alunos de Engenharia de Fortificação e Construção têm a oportunidade de aplicar BIM em práticas colaborativas que integram tecnologia e gestão da informação. A iniciativa vai além da graduação: dissertações e teses de mestrado e doutorado também vêm explorando o uso de padrões abertos (openBIM), sempre com foco na criação de ambientes interoperáveis e soluções para o Exército Brasileiro. Já são mais de 75 alunos formados dentro dessa abordagem.

Entre os desafios futuros do IME, estão a ampliação do número de disciplinas com BIM integrado, a estruturação de um ambiente digital educacional com CDE e o fortalecimento da massa crítica sobre o tema dentro da instituição. “Estamos preparando nossos alunos não apenas para lidar com a metodologia, mas para liderar processos colaborativos e inovações no setor público e privado”, pontuou o Tenente-Coronel Giuseppe.

Para conferir mais detalhes de cada projeto, acesse à integra do webinar: clique aqui

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).