X

Notícias

22/112024

IV Seminário dos Grupos de Trabalho do BIM Fórum Brasil destaca avanços e perspectivas futuras

Nesta quinta-feira (21), o BIM Fórum Brasil (BFB) realizou o IV Seminário dos Grupos de Trabalho, evento aberto a associados e a todos interessados em conhecer as iniciativas promovidas pela entidade. Durante o encontro, representantes dos GTs apresentaram os resultados alcançados em 2024 e os planos para o próximo ano.

As coordenadoras do Comitê Científico e Técnico (CCT) do BFB, Fernanda Machado e Regina Ruschel, abriram o seminário, apresentando um panorama das ações desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho (GTs), com destaque para os números de impacto das iniciativas, que incluem desde as mais de 12 mil visualizações dos vídeos do BIM Fórum Explica, até as 2,3 mil pessoas que participaram da edição 2024 do BIM Fórum Conference, entre outros. “Queremos agradecer a colaboração dos nossos associados. São cerca de 200 pessoas contribuindo nos GTs, tornando realidade projetos estratégicos, fundamentais para o avanço do BIM no Brasil, destacou Fernanda.

Na sequência, os representantes dos Grupos de Trabalho apresentaram seus resultados e novos projetos:

GT2 – BIM Fórum Explica
Joyce Delatorre apresentou os números da série de vídeos do BIM Fórum Explica, com mais de 10 mil visualizações acumuladas em duas temporadas, e destacou a iniciativa de inclusão de legendas em inglês e espanhol, para ampliar o alcance dos conteúdos. A novidade ficou por conta do anúncio da terceira temporada, que está em produção e abordará temas como interoperabilidade, IFC, gêmeos digitais e software livre. “O lançamento dos novos vídeos será em dezembro”, informou.

GT3 – Caracterização da difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro

Natália Nakamura e Mariele Ferreira apresentaram o processo de elaboração e entrega da “Pesquisa BIM Municípios e Cidades Inteligentes 2024”, lançada no último mês. Elas também destacaram o andamento da “Pesquisa Nacional sobre Digitalização no Setor AEC 2024”, que está em fase final de produção, e falaram sobre a “Pesquisa de Empresas 2025”, que será iniciada em breve. Esta última terá foco nas construtoras e incorporadoras, para identificar métricas, desenvolver ferramentas de diagnóstico e publicar relatórios, até dezembro do próximo ano. “Essas pesquisas são fundamentais para identificar prioridades e orientar ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do BIM no setor de engenharia e arquitetura no Brasil”, ressaltou Natália.

GT7 – Objetos BIM para a Indústria da Construção Civil
O GT7, responsável pela elaboração de materiais que orientem o setor AECO na adoção do BIM, apresentou o “Guia de Objetos BIM para a Indústria de Materiais de Construção”, publicação lançada em julho, que foi pensada para melhorar a comunicação entre a indústria e a Construção Civil, facilitando o planejamento de empreendimentos executados em BIM.  Além disso, Ricardo Pires falou sobre a elaboração do  “Guia de Uso da Lei do BEM”, em parceria com a ABRAMAT, e do apoio do GT na finalização do texto base da Norma de Objetos BIM, realizado pelo CEE 134.

Foco em eventos: disseminação e engajamento

No segundo bloco do seminário, os grupos voltados à realização de eventos destacaram suas iniciativas.

GT5 – BIM Fórum Conference Brasil
Os preparativos para a edição 2025 do BIM Fórum Conference foram o foco da apresentação de Erik Santos e Cristiane Magalhães, que destacaram as temáticas e a proposta imersiva do evento, que será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de maio. Entre os debates previstos estão BIM e inteligência artificial, licenciamento digital e openBIM, além da já consolidada entrega do Prêmio BIM Fórum Brasil, que atraiu 44 inscritos na edição 2024.

GT8 – Roadshows
Luiza Nakagawa abordou os roadshows realizados ao longo do ano, cujas edições em Goiânia, Salvador e Belém somaram mais de mil participantes. A próxima edição, que acontecerá em dezembro, em Manaus, reforça a missão do GT8 de promover um diálogo estratégico sobre BIM, em diferentes regiões do Brasil. Os eventos reúnem representantes das iniciativas privada e pública para debates sobre cenários, desafios e perspectivas do uso do BIM nos estados. A agenda de 2025 já está em fase de planejamento.

Novas iniciativas e a missão do BFB

Encerrando o seminário, Regina Ruschel conduziu o bloco dedicado aos novos Grupos de Trabalho. Paulo Muller, Bruna e Karina Matias apresentaram os projetos futuros do BFB, incluindo o desenvolvimento de competências BIM no mercado brasileiro, com a criação de um documento que apoiará ações como a certificação profissional em BIM. Além disso, os próximos passos envolvem a coordenação de projetos BIM, a elaboração de um guia para facilitar essa gestão, o desenvolvimento de um framework de implementação BIM, iniciativas voltadas à infraestrutura ferroviária e a continuidade dos Pactos BIM estaduais, reafirmando a missão do BFB de promover a disseminação do BIM no país.

Para conferir a íntegra do IV Seminário dos GTs do BFB, acesse aqui

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).