X

Notícias

16/12/2024

Pesquisa sobre digitalização: avanços, desafios e o papel das entidades na transformação digital do setor

O resultado da 2ª Pesquisa sobre Digitalização na Indústria da Construção revelou que 99% dos profissionais identificam a capacitação como essencial para impulsionar a transformação digital no setor. Apresentado nesta segunda-feira (16), o levantamento destacou avanços desde 2022, mas trouxe à tona desafios que ainda limitam o progresso, como o desconhecimento sobre tecnologias 4.0, conhecidas apenas por 38,5% dos respondentes.

Na abertura do evento, que aconteceu de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do BFB, Rodrigo Koerich, presidente da entidade, ressaltou a importância dos dados para nortear ações futuras. “Os números mostram como avançamos, mas também evidenciam, por exemplo, a necessidade de capacitação. No BIM Fórum, temos feito esforços para promover essa mudança. Convido todos a acessarem os dados da pesquisa e contribuírem com ideias que transformem nosso setor. É preciso não só capacitar, mas também mostrar o caminho para que o BIM se torne uma realidade consolidada”, afirmou ele.

Leonardo Nunes, analista de relações governamentais da GS1 Brasil, destacou o papel transformador das associações no suporte aos profissionais: “A alta porcentagem de profissionais que pedem capacitação e utilizam as entidades como fonte de informações demonstra o interesse em aprender e o papel fundamental das associações nesse processo”. Esse cenário foi reforçado por Vinicius Marchese, presidente do CONFEA, que enfatizou a necessidade de fortalecer o preparo do setor público e a qualificação profissional: “O BIM é uma realidade, mas nosso foco é preparar o poder público para recepcionar projetos e investir na capacitação de pessoas. São elas as principais responsáveis pela transformação, para que o BIM passe a ser rotina”, disse ele.

Desafios e oportunidades no setor

Com mais de 5 mil participantes, a pesquisa traçou um panorama da digitalização entre os profissionais das engenharias e da arquitetura. Outro desafio destacado é o alto custo das licenças de software, somado às dificuldades na gestão da informação, onde processos manuais ainda prevalecem sobre práticas de gestão compartilhada e colaboração. O levantamento também evidenciou que 71% dos profissionais têm maior domínio sobre tecnologias 2.0 e que 65,7% tem como referências para busca de informações as associações e entidades de classe, além de eventos e feiras temáticas. .

Natalia Nakamura, responsável pela apresentação da pesquisa, destacou a importância do levantamento para o planejamento estratégico: “O objetivo é identificar oportunidades de transformação digital, organizá-las estrategicamente e gerar ações necessárias para aproveitar o potencial do BIM. Com os dados, podemos perceber onde estamos e para onde precisamos ir”, pontuou.

Leonardo Santana, gerente substituto da unidade de transformação digital da ABDI, celebrou os avanços apontados pela pesquisa, mas alertou para a necessidade de ampliar a inclusão: “Os resultados mostram que evoluímos, mas a democratização do BIM precisa ser constante. Um dado significativo é que 4,4% dos respondentes nunca ouviram falar sobre BIM. Precisamos ampliar o alcance desse conhecimento”, ressaltou.

O papel dos dados no avanço do setor também foi destacado por Patrícia Sarquis, presidente do CAU/BR. “Sem números, não conseguimos agir. O BIM precisa trazer agilidade e ser uma ferramenta acessível, não uma barreira”, afirmou ela, acrescentando que, com essas pesquisas, é possível dialogar com órgãos públicos e buscar a inclusão de mais profissionais.

A pesquisa foi conduzida pelo BIM Fórum Brasil, coordenada por um grupo de trabalho formado por associados, no âmbito do Comitê Científico e Técnico (CCT), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e instituições regionais de todas as unidades federativas. A iniciativa também recebeu patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).

Webinar em janeiro de 2025

Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis neste link. Além disso, em janeiro, será realizado um webinar que reunirá especialistas do setor para uma análise dos dados, com o objetivo de identificar oportunidades, debater estratégias e traçar perspectivas para a ampliação e disseminação do BIM no Brasil. Será no dia 29, às 10h. Mais informações serão divulgadas em data próxima.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).