X

Notícias

27/11/2024

Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR foca em estruturação, capacitação e inovação

Na manhã desta segunda-feira (27), o MDIC e a ABDI promoveram o evento de lançamento oficial do Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR, um projeto que busca impulsionar a adoção do BIM como ferramenta essencial para modernizar a administração pública e o setor produtivo do país.

O evento, que reuniu autoridades, especialistas e representantes de entidades públicas e privadas, foi aberto por Rafael Codeço, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, que  destacou que a nova fase do projeto marca o início da execução das ações. “Este é um plano ambicioso, que contempla todas as suas dimensões, com o objetivo de modernizar a administração pública, melhorar a construção e, ao mesmo tempo, preparar o setor produtivo e os profissionais para o futuro”, afirmou.

A primeira entrega concreta do novo plano será um curso de capacitação em BIM voltado para gestores públicos, desenvolvido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Segundo Leonardo Santana, analista de produtividade e inovação da entidade, o curso, que terá início em 2025, inclui conteúdos sobre a nova Lei de Licitações, elaboração de Termos de Referência, uso da biblioteca de objetos BIM e outras temáticas essenciais. “Queremos atingir estados, secretarias municipais e replicar esse conhecimento em todas as esferas públicas, por meio de caravanas regionais e módulos gratuitos em EAD”, explicou.

Três eixos estratégicos

Na sequência, a coordenadora do MDIC, Alessandra Teixeira, e o conselheiro do BFB e consultor contratado para a formulação do plano de trabalho, Sergio Scheer, apresentaram o processo de elaboração da proposta de trabalho e as ações que irão dinamizar os três eixos principais da Nova Estratégia BIM BR, que são:

  1. 01. Estruturação do setor público para adoção do BIM em conformidade com a Lei de Licitações;
  2. 02. Capacitação e formação educacional, alinhando políticas educacionais às necessidades do setor;
  3. 03. Fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, criando condições para atrair investimentos.

Alessandra detalhou as 60 ações que envolvem o plano, as quais incluem parcerias, apoio a eventos, estímulo à construção industrializada, a promoção de roadmaps regionais, o apoio à realização de caravanas para disseminação do BIM pelo território nacional, a elaboração de diretrizes para uma política de incentivo para a renovação de currículos, estímulo ao uso do BIM para o fomento da construção mais sustentável, entre outras.

Por sua vez, Scheer ressaltou que o trabalho reflete meses de colaboração entre especialistas e entidades do setor. “A nova Estratégia é um instrumento robusto, alinhado à Nova Indústria Brasil e ao Construa Brasil, com o objetivo de apoiar a administração pública e modernizar a infraestrutura nacional, criando um caminho sustentável e eficaz para o futuro do Brasil”, afirmou.

Parcerias e desafios

Em outro painel do evento, Rodrigo Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil, enfatizou a relevância da iniciativa como parte de um contexto mais amplo. “A implantação do BIM no Brasil é um grande desafio. Temos mais de cinco mil municípios, centenas de órgãos da administração pública, dezenas de milhares de construtoras, milhares de fornecedores e meio milhão de profissionais envolvidos. Esses números mostram que é preciso uma estratégia em escala, por isso a importância de políticas estruturadas, que parte da NIB, mas que cria programas correlatos, dando cadência para o precisamos fazer”, disse ele.

Koerich também destacou o papel do BIM Fórum Brasil na execução do plano. “Estamos atuando de forma conjunta com a iniciativa privada e pública, criando ecossistemas regionais, que envolvem universidades, governos e entidades. O plano de trabalho é claro, consistente e estamos comprometidos em ajudar a torná-lo realidade”, concluiu.

O evento de lançamento do Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR também teve a participação de Thaise Dutra, coordenadora-geral do Construa Brasil; da representante do presidente da ABDI, Adryelle Pedrosa Fontes; do representante da CBIC, Dyonizio Klavidianos, além de Everton Santos, da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística da MGI, que reforçaram a importância da Nova Estratégia BIM BR para o futuro do setor AECO.

Confira o documento que traz o Plano de Trabalho da Nova Estratégia BIM BR. Clique aqui.

Para assistir à íntegra do evento, acesse aqui.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).