X

Notícias

17/12/2024

Reunião da bSBR realiza balanço anual e apresenta planos para 2025

A buildingSMART Brasil (bSBR) realizou, hoje (17), a sua última reunião do ano, apresentando um balanço das atividades de 2024 e os planos para 2025. O encontro com associados, conduzido pelos diretores, Gustavo Carezzato e Sergio Scheer, teve como foco os avanços do capítulo brasileiro.

Logo no início, Gustavo deu as boas-vindas aos novos associados e destacou a evolução da bSBR, ressaltando o trabalho de estruturação, a participação em eventos importantes, tanto do BFB quanto de parceiros, e o início das atividades dos Grupos Técnicos (GTECs), em agosto. Também mereceu destaque o crescimento da bSBR, que saltou de 17 associados, no início do ano, para mais de 140, com outros 90 em processo de adesão, em dezembro. “Temos profissionais de várias partes do país”, pontuou ele, acrescentando que houve melhorias no processo de associação, que foi automatizado e simplificado, facilitando ainda mais o ingresso de novos membros.

A evolução das certificações também foi tema da pauta. A bSBR já oferece a certificação nível Foundation, tendo quatro empresas credenciadas para ministrarem os cursos e as provas, e, a partir de 2025, passará a disponibilizar também a Practitioner, qualificação que valida a experiência prática e o conhecimento teórico do profissional. Fechando sua fala, Carezzato convidou os associados a participarem da delegação brasileira no buildingSMART International Summit, que acontecerá em março do próximo ano, em Singapura.

Grupos Técnicos: resultados e próximos passos

Na sequência, os líderes dos Grupos Técnicos (GTECs) apresentaram as ações de 2024 e os planos para o próximo ano.

Julianna Crippa, à frente do GTEC2, que trata dos programas de certificação, destacou que foram cumpridas as metas iniciais, como a padronização da comunicação e a definição de estratégias, e que, para 2025, o grupo pretende ampliar as certificações, além de formar parcerias com universidades nacionais e internacionais e continuar disseminando o programa de certificação no país.

Por sua vez, Carlos Dias, líder dos GTECs 01 e 03, apresentou as ações desenvolvidas e as metas futuras. O GTEC1, que trabalha com os domínios da bSI, teve como foco inicial a formação do grupo e a definição dos objetivos. Agora, para o próximo ano, as ações incluirão a disseminação do papel dos domínios da bSI no OpenBIM, a conexão com outros capítulos internacionais para troca de boas práticas e o mapeamento de players brasileiros que possam colaborar com o tema, entre outras.

Quanto ao GTEC3, que trata do bSDD e IDS, Dias destacou que, após o trabalho inicial de organização do grupo e definição de metas, o foco será desenvolver estratégias de disseminação, identificar organizações interessadas em adotar o bSDD e IDS, mapear suas aplicações no mercado brasileiro e promover o sistema de classificação nacional no bSDD.

Fechando as apresentações, Natalia Nakamura, do GTEC4, explicou os avanços na tradução de documentos técnicos. O grupo, formado por profissionais brasileiros e portugueses, tem como principal projeto a tradução da estrutura de dados do IFC. Atualmente, estão em andamento as traduções do relatório anual da bSI, materiais sobre gêmeos digitais e mandatos IFC. Os próximos passos incluem a definição de sub-líderes para novos projetos e o alinhamento com os demais GTECs.

Ao final da reunião, Gustavo e Sergio agradeceram o trabalho e o engajamento de todos os envolvidos, reforçando a colaboração entre os membros para o desenvolvimento e a disseminação do OpenBIM no Brasil.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).