X

Notícias

14/08/2024

Roadshow em Fortaleza destaca evolução do mercado cearense e desafios na adoção do BIM

Fortaleza foi palco, nesta terça-feira (13), da quarta edição do BIM Fórum Roadshow Brasil, que reuniu mais de 300 profissionais para discutir a evolução do mercado cearense e os avanços na maturidade BIM. Há uma década, o cenário ainda era incipiente, mas, hoje, a realidade é de progresso, com empresas locais demonstrando maior entendimento e aplicação das vantagens do BIM.

A abertura do evento contou com a presença de representantes dos  patrocinadores e apoiadores do evento, que destacaram a importância do roadshow para o fortalecimento do BIM em diferentes regiões do Brasil. Raquel Ribeiro, diretora executiva do BIM Fórum Brasil, falou sobre as ações estratégicas da entidade para promover a disseminação da metodologia em todo o país.

Ao longo do dia, os debates foram organizados em cinco painéis, cada um abordando aspectos da implementação do BIM no estado. O primeiro painel traçou um panorama do cenário atual de adoção do BIM no Ceará, seguido por discussões sobre os desafios e oportunidades que a metodologia traz ao estado.

Tiago Lopes, da ABIMPE, apresentou o Pacto BIM de Pernambuco, destacando como a iniciativa objetiva acelerar a digitalização da construção, por meio da colaboração entre conselhos, entidades e associações de classe. Jorge Dantas, presidente da Inovacon, compartilhou a trajetória da implementação do BIM na entidade e as ações do Grupo de Trabalho (GT) BIM para dinamizar a adoção da metodologia.

Reginaldo Parente, do Grupo Diagonal Victa, explorou a linha do tempo de viabilidade e novos negócios do grupo, destacando as expectativas futuras. Gustavo Amorim, da EXP_BR, ressaltou que a implantação do BIM é um processo contínuo, com o surgimento diário de novas ferramentas que potencializam soluções na arquitetura, engenharia e construção (AEC). Ele destacou inovações como Design Generativo, Gêmeos Digitais, Prototipagem Rápida e Inteligência Artificial. Amanda Tavares, da Concremat, apresentou um case prático, detalhando os usos do BIM e os desafios e oportunidades associados à sua aplicação.

No painel sobre a adoção do BIM na administração pública, foram discutidos os projetos da Superintendência de Obras Públicas local, a implementação do BIM na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e o uso da metodologia em contratos públicos, pela Ok Empreendimentos.

Outros temas abordados incluíram o uso de gêmeos digitais na indústria moderna, a aplicação de modelos BIM e plataformas colaborativas web em projetos da Idibra Participações, além do gerenciamento de projetos BIM na LDA.

O evento foi finalizado com um painel sobre os desafios no ensino do BIM, que incluiu um panorama atual da educação BIM no estado, a implementação do ensino BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará e a aplicação do BIM como metodologia educacional na Faculdade Ari de Sá.

O roadshow em Fortaleza reforçou a importância do BIM como uma ferramenta estratégica para a modernização e eficiência do setor AECO, destacando o Ceará como um exemplo de evolução no setor. O evento foi promovido pelo BIM Fórum Brasil, em parceria com o Sinduscon-CE, e contou com o patrocínio do Sebrae, Autodesk e Graphisoft, além do apoio do Sinduscon Jovem (CE), Inovacon, FIEC, Universidade Federal do Ceará, ABDI, AsBEA, CAU/BR, CAU/CE, CREA-CE, vmby, EXP_BR e Faculdade Ari de Sá.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).