X

Notícias

23/06/2025

Roadshow em Teresina debate cenários, desafios e oportunidades do BIM no Brasil e no Piauí

Cerca de 300 pessoas participaram da nona edição do BIM Fórum Roadshow Brasil, realizada em Teresina (PI), no dia 17 de junho. O evento levou à capital piauiense discussões sobre o cenário atual, os desafios e as oportunidades da digitalização na construção civil no estado.

A proposta central do encontro foi mostrar que, para que o setor avance em produtividade e inovação, é preciso começar pela base. A metodologia BIM não deve se restringir a grandes corporações, mas sim como uma ferramenta estratégica de transformação acessível também aos pequenos empreendedores.

Segundo Giovanna Barriviera, do Sebrae Piauí, esses profissionais são essenciais para a entrega das obras, mas enfrentam desafios como baixa capacitação, dificuldades de gestão e pouco acesso a tecnologias. Ao democratizar o BIM, é possível profissionalizar esses atores e gerar um efeito em cadeia de melhoria nos processos construtivos, além de fomentar uma cultura de inovação no setor.

A adoção do BIM no Brasil já mostra sinais positivos. De acordo com dados apresentados por Edmo Campos, do CAU/PI, 95,6% dos profissionais da construção já estão familiarizados com o BIM. No entanto, 99% desses profissionais apontam a necessidade de capacitação para acompanhar as mudanças tecnológicas. Ainda existem desafios importantes, como a baixa maturidade de uso, pouca experimentação prática e escassez de experiências colaborativas integradas. Por outro lado, há uma clara demanda de mercado por capacitação e alto engajamento, o que cria uma janela de oportunidades para transformar a forma de projetar, executar e gerenciar obras no país.

Na prática, o BIM tem proporcionado ganhos de produtividade, controle e integração nos processos de projeto. A experiência apresentada pelo escritório Ricardo Pinheiro Arquitetura demonstrou como a adoção da modelagem tridimensional, aliada à automação de desenhos técnicos e ao maior controle do processo, melhora tanto a eficiência interna quanto a comunicação com os clientes.

O engenheiro Marllon Batista reforçou a necessidade de uma abordagem colaborativa, destacando que a integração entre disciplinas e a atuação de um gerente de projetos com visão sistêmica são fundamentais para o sucesso da metodologia. “BIM isolado não é BIM de verdade”, sintetizou.

O setor público também foi destaque no evento. A Prefeitura de Teresina, por meio do seu Núcleo BIM (NUBIM), tem se mostrado pioneira na adoção da metodologia, desde 2017. Segundo Virgínia Emannuella, iniciativas como a licitação de softwares específicos, capacitação de servidores e desenvolvimento de um projeto piloto com resultados concretos demonstram que é possível aplicar o BIM em contextos municipais, com eficiência e inovação.

Em escala estadual, o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim, anunciou que o Governo pretende institucionalizar o uso do BIM até 2026, com a publicação de um decreto e a criação de um cronograma de implementação por fases. Além disso, está previsto um programa de formação de jovens profissionais para atuação em projetos públicos, a partir de 2027.

Outros cases também chamaram atenção, como o uso do BIM no projeto do novo complexo judiciário do TJ/PI, apresentado por Sanderland Coelho Ribeiro, e a experiência da RD Arquitetura, que vem investindo na melhoria dos processos internos e na colaboração entre equipes como caminho para a evolução no uso da metodologia.

O gerenciamento BIM, tema abordado por Paulo Roberto, da empresa BIMMS, foi apontado como um dos caminhos para garantir qualidade, fluidez nas informações e clareza de responsabilidades em todas as etapas dos projetos.

O encerramento do evento trouxe uma reflexão sobre os desafios na formação e no ensino da metodologia, com a participação de representantes da UFPI, UFC e de iniciativas privadas, reforçando a importância de preparar as próximas gerações de profissionais para um mercado cada vez mais digital, colaborativo e exigente.

Fique por dentro das notícias e atualidades do universo BIM

Cadastre-se e receba, semanalmente, o informativo Radar BIM Fórum Brasil, com notícias atualizadas sobre tendências, novas tecnologias, práticas BIM, casos de sucesso, legislações, padrões internacionais e inovações no mercado. Também tenha acesso à agenda de eventos, cursos, premiações e consultas públicas. Informe seu e-mail para receber todas essas novidades diretamente na sua caixa de entrada. || IMPORTANTE: Temos o compromisso de respeitar sua privacidade e cumprir com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).